Imagem de Isabel Rebelo
PROJETO REALCE
por Isabel Rebelo - Friday, 3 May 2013, 11:54
 
realce

O Projecto REALCE, acrónimo de Rede de Escolas do Alentejo, Centro e Extremadura, é um projecto de cooperação delineado pela  Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Alentejo (DGEstE – DSRA)  em parceria com a Consejería de Educación da Junta de Extremadura e com a  Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Centro (DGEstE – DSRC), a decorrer no biénio de 2011- 2013.

Através deste projecto, pretende-se alcançar um sistema de ensino e aprendizagem multilingue e multicultural, utilizando ferramentas digitais, a fim de dar a cada participante uma verdadeira dimensão europeia da educação, com base no entendimento mútuo das realidades culturais e educacionais dos dois países.

O grande objetivo é criar uma comunidade de âmbito educativo, mediante uma rede de centros ligados telematicamente, para partilhar experiências educativas. 

As acções principais a desenvolver são:

1. Desenvolvimento de uma plataforma telemática de colaboração / formação para a elaboração de conteúdos e materiais didácticos de apoio às práticas educativas (http://programarealce.eu)
2. Intercâmbios de alunos e professores (10 escolas da
DGEstE – DSRA, 10 da DGEstE – DSRC e 20 da Extremadura) e uma jornada de convívio de alunos do 1º ciclo
3. Formação de professores no ensino-aprendizagem das línguas espanhola e portuguesa.

 No dia 24 de Abril, o nosso Agrupamento recebeu vinte alunos do Colégio de San Roque ( Badajoz ). Estes participaram, com dezoito alunos da Escola Básica nº 1 de Elvas, num conjunto, amplo e diversificado, de atividades de carácter cultural e pedagógico que decorreu em Lisboa.

Na capital portuguesa, os alunos visitaram o Mosteiro dos Jerónimos, o    Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém e o Castelo de S. Jorge.

No dia 26 de Abril,  foi  vez de  alunos da Escola Básica nº 1 participarem em Badajoz e Mérida, num conjunto de atividades de carácter cultural e pedagógico.

Em Mérida, os alunos visitaram o Anfiteatro e Teatro Romano e o Museu Romano.

 No inicio de Maio, vinte professores portugueses, irão ter formação em língua e cultura espanhola, em Cáceres.

No final de Maio, terá lugar, em Castelo Branco, um seminário de partilha de experiências com a presença dos professores participantes do Alentejo, Centro e Extremadura.

No final terão participado neste projeto, cerca de 40 professores da DREALE, cerca de 150 alunos do 3º ciclo e mais 150 do 1º ciclo.

 realce